oddspedia

oddspedia - Exageros de Daniela Lima não fazem bem a ela nem ao jornalismo da GloboNews

Apresentadora demonstra ansiedade de atrair a atenção do telespectador e, às vezes, encobre a própria notícia

8 fev2024 - 09h28
(atualizado às 10h04)

A competência de Daniela Lima tem sido ofuscada por um estilo equivocado de conduzir o ‘Conexão GloboNews’. Devido ao seu jeito impositivo, um desavisado pode acreditar que ela é a âncora principal e as apresentadoras de Brasília e do Rio são meras comentaristas sob o seu comando. Teoricamente, todas deveriam ter o mesmo peso no telejornal. 

Na quarta-feira (7), a maneira irônica como respondeu a um pedido de Camila Bomfim por explicação detalhada de um assunto, dando a entender que a jornalista do DF estava desatualizada, repercutiu mal nas redes sociais, na imprensa e na própria emissora. Suscitou impressão de arrogância e expôs a colega a constrangimento. 

Publicidade

Os estilos de ambas são gritantemente opostos. Daniela costuma ter um tom de voz acima do necessário. Às vezes, na ânsia de informar em primeira mão, produz alarmismo a ponto de deixar o ‘Conexão’ parecido com os programas policialescos de fim de tarde. 

A notícia deve falar por si. Nenhum apresentador precisa dar tanta ênfase a fim de impressionar o público. Da escola tradicional, Camila não se altera nem quando passa um ‘furo’ no ar ou é atrapalhada pelas recorrentes tentativas de fazer piada do comentarista Valdo Cruz, com quem divide o estúdio na capital federal. Esse equilíbrio é mais apropriado à condução do noticiário. 

No dia 30 de janeiro, Daniela Lima fez um pedido de desculpas ao vivo por dar uma notícia errada na edição anterior a respeito da operação de busca e apreensão em endereços do vereador Carlos Bolsonaro. Faltou checagem da informação ou ela se deixou induzir a erro por alguma fonte. A pressa em informar antes dos canais concorrentes pode gerar esse tipo de equívoco grave. 

No geral, alguns apresentadores e comentaristas da GloboNews exageram na informalidade. Há quem se mostre mais preocupado em falar da vida privada e provocar risos nos colegas do que entregar aquilo que o assinante paga para receber: análises consistentes e o debate de ideias. 

Publicidade

Em TV, o jornalista nunca deve aparecer mais do que a notícia. Não pode haver espaço para exibicionismo. E a inevitável guerra de egos entre apresentadores de uma mesma atração precisa ser resolvida atrás das câmeras, longe do conhecimento do telespectador.

Após passagens pela TV Cultura e CNN Brasil, Daniela Lima estreou na GloboNews em julho de 2023
Após passagens pela TV Cultura e CNN Brasil, Daniela Lima estreou na GloboNews em julho de 2023
Foto: Reprodução/TV
Blog Sala de TV - Todo o conteúdo (textos, ilustrações, áudios, fotos, gráficos, arquivos etc.) deste blog é de responsabilidade do blogueiro que o assina. A responsabilidade por todos os conteúdos aqui publicados, bem como pela obtenção de todas as autorizações e licenças necessárias, é exclusiva do blogueiro. Qualquer dúvida ou reclamação, favor contatá-lo diretamente no e-mail clhwsb.com@inbox.com.
Fique por dentro das principais notícias de Entretenimento
Ativar notificações
oddspedia Mapa do site

1234