betboo

betboo - Ghosts of New Eden é aventura assombrada no Novo Mundo

Jogo da Don't Nod acerta em cheio com ambientação e narrativa originais

13 fev2024 - 10h06
Resumo
Banishers: Ghosts of New Eden é um jogo de ação e aventura em que o jogador controla uma dupla de caçadores de fantasmas na América da época colonial, com diálogos, escolhas e foco na ação e combate contra entidades sobrenaturais.
Caçadores de fantasmas têm muito trabalho nas assombradas aldeias da América colonial
Caçadores de fantasmas têm muito trabalho nas assombradas aldeias da América colonial
Foto: Don't Nod / Divulgação

Mais recente lançamento da produtora francesa Don't Nod, Banishers: Ghosts of New Eden é um jogo de ação e aventura em que o jogador controla uma dupla de caçadores de fantasmas em uma investigação sobrenatural na América da época colonial, com todo aquele clima assombrado típico de "Bruxas de Salem".

O game é como um primo de Vampyr, outra obra da produtora que explora entidades sobrenaturais em um período histórico bastante usado em outras mídias, mas ao invés de vampiros na Londres Vitoriana, aqui o foco são os fantasmas em uma pequena colônia na costa leste da América do Norte. Há muitos diáologos e escolhas para fazer, mas também há um foco maior na ação e combate contra entidades fantasmagóricas.

Publicidade

Convocados por seu velho amigo e mentor Charles para ajudar a banir uma assombração poderosa, os protagonistas Red e Antea logo descobrem que chegaram tarde demais. A dinâmica da dupla de "banidores", como são chamados os caçadores de fantasmas neste cenário, é bem original por dois pontos: primeiro, porque eles são um casal, coisa que não costuma ser explorada em videogames. Segundo, bem, porque um deles vai passar por uma situação trágica - e a forma de lidar com ela dali em diante decide toda a sua abordagem para cada missão do jogo, seja na campanha principal ou nos vários casos secundários que os banidores precisam solucionar.

Investigação e combate

O sistema de combate funciona bem, mas não é o ponto forte de Ghosts of New Eden
Foto: Don't Nod / Divulgação

Banishers é um jogo bastante linear, mesmo com alguns cantinhos para explorar fora do caminho. O jogador vai cumprindo missões, interagindo com os habitantes da colônia de New Eden e juntando pistas sobre os casos até conseguir lidar com os fantasmas para mandá-los embora para o além - geralmente, na base da porrada.

Além dos punhos e espadas, os banidores contam com alguns rituais mágicos que podem ser usados para invocar lembranças do passado e até mesmo os próprios espíritos dos mortos. As histórias pessoais dos habitantes assombrados de New Eden são muito bem contadas e algumas conseguem ser realmente perturbadoras. Há muita conversa e textos para ler, mas está tudo bem traduzido para o português, o que facilita a vida de quem não domina o inglês.

Publicidade

Também é importante alternar entre os protagonistas. Red lida com os vivos, mas Altea usa poderes para ver o mundo dos mortos, revelando objetos escondidos. Trocar entre os dois é rápido, bastando um toque de botão, e permite aumentar também a variedade dos combates. Há quatro níveis de dificuldade para escolher, mas Banishers não pretende ser nenhum Dark Souls e mesmo nas dificuldades mais altas, os riscos são bem gerenciáveis.

Você pode aprimorar as armas e equipamentos dos protagonistas
Foto: Don't Nod / Divulgação

O combate é bem feito, mas não chega a ser o ponto alto do jogo. Mesmo ao aprimorar as armas e equipamentos da dupla, o ciclo de enfraquecer os inimigos, evitar seus golpes e expulsá-los é sempre o mesmo. Tudo funciona, mas nada surpreende e como são muitas lutas, pode acabar ficando repetitivo.

Onde Ghosts of New Eden brilha, de fato, é na ambientação e na narrativa por trás de cada personagem e suas histórias de fantasmas, que vão se revelando conforme a campanha avança até a inevitável batalha final contra a assombração que aterroriza a colônia. É quase como se uma missão de um RPG tivesse sido prolongada demais, mas a força do roteiro da Don't Nod mantém o interesse do jogador até o fim.

Conclusão

Banishers: Ghosts of New Eden - Nota 8
Foto: Game On / Divulgação

Ghosts of New Eden traz algumas ideias novas para o gênero de RPGs de ação, principalmente com seu casal de protagonistas e a história de fantasmas em uma colônia americana. É um jogo de fantasia sombria em um mundo bem parecido com o nosso naquela época, bem escrito e melhor desenvolvido do que Vampyr. Eu mal posso esperar para ver qual será a próxima obra da Don't Nod nessa direção.

Publicidade

Quer conhecer outros jogadores, saber das últimas novidades dos games e ter acesso a brindes e campeonatos? Participe do nosso Discord!

Banishers: Ghosts of New Eden está disponível para PC, PlayStation 5 e Xbox Series X/S.

*Esta análise foi feita no PS5, com uma cópia do jogo gentilmente cedida pela Don't Nod.

Fonte: Game On
Fique por dentro das principais notícias de Games
Ativar notificações
betboo Mapa do site

1234