Slots 777

Slots 777 - Em reunião com Lula, Alcolumbre confirma nome para Turismo e pede mais espaço

Senador é uma das principais lideranças do União Brasil esteve com o presidente nesta quarta, 12, e pediu controle da Embratur e Correios

12 jul2023 - 19h59
(atualizado às 20h10)
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em evento no Palácio do Planalto, nesta quarta-feira, 12
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em evento no Palácio do Planalto, nesta quarta-feira, 12
Foto: CLÁUDIO REIS/ENQUADRAR/ESTADÃO CONTEÚDO

O senador Davi Alcolumbre (União Brasil-AP) foi ao encontro do presidente Lula (PT) nesta quarta-feira, 12, para tratar da troca da ministra do Turismo, Daniela Carneiro, pelo deputado Celso Sabino (União Brasil-PA). Na reunião no Palácio do Planalto, o senador deu aval para a troca e indicou que o partido gostaria de mais espaço no governo, especificamente o controle da Embratur, para fazer dobradinha com o Turismo, e dos Correios.

Segundo relato de fontes à coluna, Lula confirmou que a troca da ministra deve acontecer, como já era esperado. Mas desconversou e não disse nem “sim” nem “não” sobre entregar o controle dos Correios e da Embratur, ambos comandados por petistas. A expectativa no Planalto é de que Lula deverá se reunir com Sabino até sexta, 14, para selar o acordo e encaminhar de vez a troca de Daniela. O ministro da Secretaria de Relações Institucionais, Alexandre Padilha, também participou do encontro.

Publicidade

Sem base consistente no Congresso, há cerca de um mês o governo abriu rodadas de negociação com lideranças de partidos do centrão. Um dos principais é o União Brasil, que tem 59 dos 513 deputados.

A demora e o impasse para troca da ministra, que já é esperada há algumas semanas, aconteceu em meio a um desentendimento interno do União Brasil sobre o nome de Sabino. O partido tem diferentes alas que disputam o poder entre si, resultado da fusão do DEM e do PSL. O impasse no União Brasil ameaçou a tramitação da reforma tributária, semana passada, porque parte da bancada defendeu ir contra o texto alegando que havia demora para nomeação de Sabino.

A conversa de Alcolumbre com Lula hoje foi o terceiro ‘ok’ para o nome de Sabino, que nos últimos dias também teve aval do deputado Luciano Bivar, presidente do União Brasil, e de Elmar Nascimento (União Brasil-BA), braço direito do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), e um dos deputados mais poderosos da atual legislatura. 

Fonte: Guilherme MazieiroGuilherme Mazieiro é repórter e cobre política em Brasília (DF). Já trabalhou nas redações de O Estado de S. Paulo, EPTV/Globo Campinas, UOL e The Intercept Brasil. Formado em jornalismo na Puc-Campinas, com especialização em Gestão Pública e Governo na Unicamp. As opiniões do colunista não representam a visão do Slots 777. 
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações
Slots 777 Mapa do site

1234