Fortune Rabbit

PUBLICIDADE

Fortune Rabbit - Por que empresas oferecem seguro de vida? Entenda como esse benefício funciona na prática

O seguro de vida empresarial oferece assistência e proteção aos colaboradores

11 fev2024 - 05h00
Compartilhar
Exibir comentários
Resumo
O seguro de vida empresarial pode ser obrigatório para algumas categorias profissionais, por meio de convenções e acordos coletivos.
Carteira de trabalho
Carteira de trabalho
Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil / Estadão

Oseguro de vida empresarial, também chamado de seguro de vida em grupo ou coletivo, tem como objetivo proporcionar assistência e proteção aos colaboradores de uma empresa. No entanto, esse benefício costuma gerar dúvidas entre os funcionários, como questões relacionadas à sua obrigatoriedade, funcionamento e outros aspectos.

A Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) não estabelece a obrigatoriedade da contratação do seguro de vida para os funcionários. Embora a legislação não exija que as empresas ofereçam o benefício, existem algumas convenções coletivas que tornam essa modalidade de seguro obrigatória em determinados segmentos de trabalho.

Convenção coletiva é um instrumento legal que permite acordos entre os trabalhadores representados pelo sindicato e as empresas empregadoras. Esses acordos são estabelecidos em reuniões realizadas pelo menos uma vez por ano, onde são discutidos temas como piso salarial, benefícios, normas e jornada de trabalho. 

Após convenções e acordos coletivos, o seguro de vida se tornou obrigatório para algumas categorias profissionais. Veja quais:

  • Construção civil;
  • Postos de combustíveis;
  • Condomínios (todos os funcionários);
  • Hoteleiro;
  • Educacional (professores e outros profissionais);
  • Motoboys;
  • Prestadores de serviços;
  • Indústrias (diversos ramos).

Como funciona o seguro de vida empresarial 

O seguro de vida oferecido pela empresa funciona de forma semelhante aos seguros destinados a pessoas físicas. Em ambos os casos, há a necessidade de pagar um prêmio à seguradora responsável, geralmente em forma de mensalidade, para cobrir os riscos assumidos pela empresa de seguros.

No entanto, ao contrário dos seguros individuais, cujo pagamento é responsabilidade exclusiva do segurado, no seguro de vida da empresa, o prêmio pode ser pago tanto pelo colaborador quanto pela própria empresa. Na opção em que a empresa arca com os custos, é comum que o valor total ou parcial do prêmio seja descontado diretamente na folha de pagamento do funcionário.

Quais são as modalidades de seguro

  • Totalmente contributário: os segurados (funcionários) são responsáveis pelo pagamento do seguro;
  • Não contributário: a estipulante (empresa) é responsável pelos pagamentos;
  • Parcialmente contributário: estipulante e segurados repartem os custos de maneira combinada nos acordos coletivos.

O seguro assegura o pagamento de uma quantia em dinheiro no caso de acidentes que resultem em invalidez permanente ou morte do funcionário. O montante da cobertura é estabelecido em contrato e, frequentemente, é calculado com base nos custos de vida do segurado.

Fonte: Redação Fortune Rabbit
Compartilhar
Publicidade
Publicidade
Fortune Rabbit Mapa do site

1234